Normas para colaboração

ESTUDOS REGIANOS

Aos interessados em colaborar nesta publicação, enviando artigos, esclarecemos que as colaborações não são remuneradas.

Os artigos propostos para publicação devem ser originais e seguir as normas de redação adotadas pelo CER. Deverão ser remetidos para cer.viladoconde@gmail.com, com os seguintes elementos de identificação: nome do autor; endereços postal e eletrónico; telefone. Serão sujeitos a apreciação científica anónima.

Caso deseje colaborar em ESTUDOS REGIANOS, solicitamos uma formatação prévia do texto, de acordo com os seguintes pontos:

  • O texto, não excedendo as 15 páginas, deve ser enviado em formato digital, em Times New Roman, 12 e espaçamento simples.
  • O cabeçalho: Título a Times New Roman 12, negrito, centrado. Por baixo à direita, nome e apelido(s) do(a) autor(a) e Instituição e/ou Centro de Estudos a que pertence.
  • Notas de rodapé: Time New Roman 10 a um espaço.
  • Citações no corpo do texto: tamanho 11 com espaçamento esquerdo de 1, 25 cm. As citações no corpo do artigo deverão remeter para referências bibliográficas em nota de rodapé.
  • Os textos devem respeitar o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, em vigor desde o dia 1 de janeiro de 2009. Porém, as citações de textos anteriores ao acordo devem manter a ortografia original.
  • A inclusão de imagens deverá ser reduzida ao mínimo essencial para a inteligibilidade do texto. Quando da autoria de terceiros, a sua publicação pressupõe a prévia obtenção, por parte do autor do texto, da(s) respetiva(s) licença(s) para o efeito, devendo uma cópia da autorização ser enviada aos organizadores.
  • Poder-se-á utilizar itálico para enfatizar palavras e transcrever termos estrangeiros, devendo, no entanto, evitar-se a utilização de negrito e sublinhado.
  • Deverão utilizar-se aspas francesas («.») para citações curtas no interior do texto, reservando-se as aspas inglesas (“.”) para citação dentro de citação.
  • Normas de citação: as referências bibliográficas constarão nas notas de rodapé, pelo que a primeira referência a uma dada obra deverá conter a informação bibliográfica completa, de acordo com as normas de citação abaixo especificadas:

   a. Monografias: Apelido, primeiros nomes, Título (em itálico). Edição. Local de publicação: Editor, Ano de publicação.
Ex.: Régio, José, Biografia. 6ª ed. Porto: Brasília Editora, 1978.

    b. Partes de monografias (artigos, capítulos, etc.): Apelido, primeiros nomes, Título da contribuição («entre aspas»), in Apelido (do autor da monografia), primeiros nomes (do autor da monografia), Título da monografia (em itálico). Edição. Local de publicação: Editor, Ano de publicação, páginas.
Ex.: Régio, José, «O Caminho», in Mello, Fernando Ribeiro de, Antologia do Conto Fantástico Português, org. Mello; Lisboa Ed. Afrodite, 1974, p.393- 402.

    c. Publicações em periódicos: Apelido, primeiros nomes, Título do artigo («entre aspas»), Título da publicação em série (em itálico). Volume, Número, Local de publicação: Ano, página.
Ex.: Régio, José, «Soneto dos Vencidos», Bysancio, nº1, Coimbra: Mar./ 1923.

  d. Teses, dissertações e outras provas académicas: Apelido, primeiros nomes, Título (em itálico). Local de apresentação: Faculdade-Universidade, Ano de defesa, número de páginas. Nota suplementar (Tese em ).
Ex.: Nunes, Manuel José Matos, José Régio, o Eu Superlativo – o Ciclo Romanesco A Velha Casa e outros escritos autobiográficos, Lisboa: Fac. de ciências Sociais e Humanas, Univ. Nova de Lisboa, Nov./2012. (Tese de Doutoramento em Estudos Portugueses, especialidade de Estudos de Literatura)

  e. Documentos electrónicos – monografias (E-books), bases de dados e programas: Apelido, primeiros nomes, Título (em itálico) Tipo de suporte [entre parênteses rectos]. Edição. Local de publicação: Editor, Ano de publicação, Data de actualização ou revisão (quando disponível). Data de consulta [entre parêntesis rectos]. Disponibilidade e acesso.
Ex.: Régio, José, O Vestido Cor de Fogo [publicado em linha]. Biblioteca Básica Verbo, col. “Livros RTP”. Lisboa: Verbo, s.d. [1972?]. [Cons. em 3-03-2016]. Disponível em: http://ebooksitems.com/content/ebook-jos%C3%A9-r%C3%A9gio-excellent-o-vestido-cor-de-fogo-popular-formats

  f. Artigos: Apelido, primeiros nomes, Título («entre aspas»). Título da publicação em série (em itálico) Tipo de suporte [entre parênteses rectos]. Volume, Número Ano de publicação (entre parênteses), páginas. Disponibilidade e acesso.
Ex.: Ferreira, Serafim, «José Régio – no centenário do seu nascimento». A página da educação [publicação em linha]. Nº 99 (2001). Disponível em: http://www.apagina.pt/?aba=7&cat=99&doc=8318&mid=2

Abreviaturas:

apud – a colocar quando se faz uma citação de um autor que não se faz por meio da fonte original, mas por terceiros;
s.a. – a colocar quando não há indicação de autor;
s.l. – a colocar quando não há indicação do local de publicação;
s.d. – a colocar quando não há indicação da data de publicação;
s.n.t. – a colocar quando não há quaisquer dados tipográficos;
ibidem – a colocar (em itálico) quando o autor(es) da(s) monografia(s); do(s) capítulo(s) ou artigo(s) e a página, ou páginas, referida(s) são os mesmos da referência anterior;
idem – a colocar (em itálico) quando o autor(es) da(s) monografia(s); do(s) capítulo(s) ou artigo(s) são os mesmos da referência anterior;
in – a colocar (em itálico) para referenciar o todo a que pertence uma contribuição.
op. cit. – a colocar (em itálico) quando o autor(es) da(s) monografia(s); do(s) capítulo(s) ou artigo(s) são os mesmos de referência não imediatamente anterior.

A Direção Editorial

error: Conteúdos protegidos por direitos de autor!!