Centro de Estudos Regianos

 

 

cn

 

O Centro de Estudos Regianos foi criado em fins de 1994, na sequência do projeto Estudo e Edição dos Manuscritos Autógrafos de José Régio, lançado em 1993, no âmbito do Programa Lusitânia (Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica/ Instituto Camões), cuja coordenação esteve a cargo do Professor Doutor Luiz Fagundes Duarte da FCSH/ Universidade Nova de Lisboa.

O projeto teve como finalidade o estudo e a edição do espólio autógrafo de José Régio, pertencente à Casa Museu de José Régio, em Vila do Conde, e foi desenvolvido por uma equipa especializada constituida por Maria Isabel Cadete Novais (coodenadora dos trabalhos em campo e editora) e Manuela Laranjeira (inventariadora e classificadora de documentos). Esta equipa contou com a colaboração de autores de edições crítico-genéticas dos materiais inventariados: Enrico Martines, Letizia Grandi, Giorgio di Marchis (investigadores da Universidade de Roma), Maria Aliete Galhoz e João Minhoto Marques.

Porém, o CER só abriu as suas portas ao público em dezembro de 1997. Esta instituição apresenta-se como uma Associação Cultural cujos objetivos consistem na divulgação e estudo da obra do escritor José Régio.  Além da publicação do seu Boletim semestral, intitulado Estudos Regianos, que tem por fim reunir e divulgar os trabalhos que vão sendo realizados sobre a obra do Escritor, o CER encontra-se à disposição de leitores e estudiosos, como Centro de Documentação e Informação, propondo-se apoiar e desenvolver atividades de investigação, e aprofundamento de estudos nas áreas da literatura, filologia e cultura portuguesas do séc. XX, ações de dinamização cultural e ainda editar estudos e recolhas de textos dispersos de Régio.

Desejando expandir as suas atividades, o CER encontra-se recetivo à cooperação com todas as entidades da cultura, nacionais e internacionais, que se afirmem por critérios de rigor científico e revelem objetivos semelhantes aos seus.

 

Comissão Científica:

Professor Doutor Eduardo Lourenço
(Professor e Ensaísta)

Professora Doutora Giulia Lanciani
(Lusitanista, Universidade de Roma Tre)

Professora Doutora Isabel Pires de Lima
(Faculdade de Letras, Universidade do Porto)

Professor Doutor Ivo Castro
(Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa)

Professora Doutora Deolinda Adão
(Estudos Portugueses, Universidade da Califórnia, Berkeley, São Francisco)

Professora Doutora Marina Machado Rodrigues
(Universidade Estadual, Rio de Janeiro/ Universidade Federal Fluminense)

 

Presidente da Direção:
Isabel Cadete Novais

Vice-Presidente:
Elsa Rita dos Santos

Secretária adjunta:
Ana Isabel Turíbio

Secretária/coordenadora:
Manuela Laranjeira

Horário de Funcionamento do CER:
De segunda a sexta-feira, das 9h. às 12h. e das 14h. às 18h.

error: Conteúdos protegidos por direitos de autor!!