Colóquios e Palestras

Inauguração da exposição A Acção Repressiva do Estado Novo na vida e obra de José Régio, seguida de palestra.

No dia 25 de Outubro de 2014, foi inaugurada, nas instalações do Centro de Documentação José Régio, por iniciativa da Câmara Municipal, mais uma exposição itinerante da autoria de Isabel Cadete Novais e Manuela Laranjeira. Nessa mesma data foi também lançado o respetivo catálogo, editado pelo CER, cuja apresentação esteve a cargo do Prof. Doutor João Francisco Marques, Presidente desta Associação.
Com esta iniciativa, prosseguimos com a determinação de continuar a trabalhar para a divulgação da obra regiana, assim como no apoio às escolas e outras instituições de ensino e da cultura.

AMVC 99242 Lançamento Catálogo_José Régio_A Acção Repressiva do Estado Novo na Vida e Obra de José Régio


Visita Cultural da Universidade Sénior do Rotary Club da Póvoa de Varzim ao CER, seguida de palestra.

No dia 25 de novembro de 2014, deslocou-se um grupo de alunos de Literatura Portuguesa desta Universidade Sénior, acompanhado do respetivo professor, para uma sessão organizada pelo Centro de Estudos Regianos. Da visita, constou uma leitura explicativa da Exposição Itinerante, A acção repressiva do Estado Novo na vida e na obra de José Régio, seguida de visita guiada à Casa de José Régio, onde foram declamados poemas de Régio, tendo terminado a sessão com um pequeno convívio.

univ. senior foto 1 + noticia


Lançamento da obra Jacob e o Anjo – o Drama Intemporal da Condição Humana, seguida de palestra e espetáculo.

No dia  16 de julho de 2013, realizou-se, no salão Nobre do  Teatro Dona Maria II, o lançamento do livro editado pelo CER, Jacob e o Anjo – o Drama Intemporal da Condição Humana, da autoria de Isabel Cadete Novais, apresentado pela Prof. Doutora Elsa Rita dos Santos. No final da palestra foi feita uma leitura dramatizada de excertos de Jacob e o Anjo, pelos atores Jorge Sequerra, João D´Avila, Cristina Basílio e Jorge Corrula.

Sem Título                teatro lisboa 4


Intercâmbio Cultural  – Visita da Universidade da Califórnia (Berkeley).

No dia 8 de Julho de 2007 e, na sequência da deslocação, em Fevereiro desse mesmo ano, da secretária-geral do CER, Isabel Cadete Novais, à Universidade da Califórnia (Berkeley) onde, a convite daquela prestigiada instituição, realizou duas palestras sob temas regianos, para alunos de Língua e Cultura Portuguesas,coube ao CER abrir as suas portas, para receber a visita de um grupo de 27 elementos da mesma Universidade. Em colaboração com o diretor da Casa de José Régio, Dr. António Ponte, que guiou o grupo pelos vários espaços do museu, a direção do CER proporcionou um agradável convívio em que não faltou a poesia de Régio recriada pelo ator Jorge Sequerra.

HPIM0753


Palestras realizadas no Curso de Estudos Portugueses.

University of California, Berkeley, Institute of European Studies (Spanish and Portuguese Studies) – 2007.

 

coloquio- berkeley1    coloquio- berkley2


Programa da comemoração do 35.º Aniversário da Morte incluindo palestra sobre lançamento do Prémio Literário de José Régio – Teatro 2001 e outras atividades – dezembro de 2004.

 

cartaz 35


Colóquio Internacional do 1.º Centenário do Nascimento de José Régio.

Faculdade de Letras da Universidade do Porto – outubro de 2001.

 

coloquio-porto1 coloquio-porto2 coloquio-porto3 coloquio-porto4  coloqui-porto 1


José Régio e o nosso tempo. Simpósio comemorativo do centenário do nascimento do escritor

Faculdade de Letras da Universidade Estadual do Rio de Janeiro – 2001.

 

coloquio rio janeiro


Congresso Internacional com o contributo do Instituto Camões e o patrocínio da Embaixada de Portugal em Roma: Università Degli Studi di  Roma Tre, dezembro de 1999.

 

coloquio-roma1   coloquio-roma3  coloquio-roma2


Programa da comemoração do 30.º Aniversário da Morte incluindo palestra sobre lançamento do número especial do Boletim e do Catálogo da Exposição Iitinerante –  dezembro de 1999.

 

cartaz 30


Visita do Centro Nacional de Cultura – 1994.

Realizou-se esta visita, ao espaço de trabalho onde foram inventariados os documentos pertencentes ao espólio literário de José Régio, em Vila do Conde.

 

visitacentronacionalcultura


Encontro de um grupo de especialistas da área filológica e literária – 1994.

Uma equipa especializada constituída por Prof. Doutor Luiz Fagundes Duarte, da Universidade Nova de Lisboa, responsável do projeto Estudo e Edição dos Manuscritos e Autógrafos de José Régio, Prof. Doutor Ivo Castro, da Faculdade de Letras de Lisboa; Prof. Doutor Carlos Reis, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Profª Doutora Isabel Pires de Lima, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Doutora Almuth Grésillon, do Centre National de Recherches Scientifiques, Paris, Profª Doutora Elza Miné, da Universidade de São Paulo, Brasil, Dr. António Braz de Oliveira, Diretor de Serviços da Área de Reservados da Biblioteca Nacional de Lisboa, Dra. Fátima Lopes e Dra. Aurora Teixeira especialistas de Arquivística Literária da Biblioteca Nacional de Lisboa, Dra. Isabel Cadete Novais, e Dra. Aliete Galhoz, investigadoras da equipa de tratamento do espólio literário de José Régio. O encontro teve como objetivo a análise e discussão dos trabalhos  relativos ao Projeto em curso em Vila do Conde, iniciado nesse mesmo ano.

encontroespecialistas

error: Conteúdos protegidos por direitos de autor!!